O uso diário da máscara é agressivo para a pele e maskne designa a irritação da pele causada pela máscara por excesso de pressão, calor e fricção. A pele constantemente sujeita a estes fatores, torna-se áspera e forma borbulhas semelhantes a acne.
Os equipamentos de proteção individual podem causar lesões por pressão no rosto e na cabeça. As áreas em risco de desenvolvimento de lesões por pressão incluem a testa, as proeminências da face, o nariz e atrás das orelhas.
Os sintomas mais comuns de maskne e de outras patologias dermatológicas associadas à utilização recorrente de equipamentos de proteção individual são o acne, as lesões dermatoabrasivas, dermatites de contacto e feridas superficiais.
De igual forma, a lavagem frequente e a constante utilização de desinfetantes também causam danos na pele das nossas mãos, tornando-as ásperas e propiciando o aparecimento de fissuras, gretas e frieiras.
Simples passos para melhorar a saúde da sua pele:
– Lave a cara com um produto de limpeza suave, sem sabão, o que ajudará a remover a sujidade e o excesso de gordura que constitui uma obstrução aos poros.
– Aplique um creme hidratante sem perfume que atuará como uma barreira entre a sua pele e a máscara, reduzindo a fricção.
– Evite usar maquilhagem debaixo da máscara, pois pode contribuir para fechar os poros e limitar pelos seus resíduos a eficácia da máscara.
– Certifique-se que troca de máscara diariamente. O suor, as bactérias e a gordura da pele tendem a acumular-se nas máscaras.
– Para prevenir as lesões por pressão é recomendada a utilização de algum tipo de proteção. A utilização de um penso adesivo cria um escudo para a pele em risco e/ou com feridas abertas.
– Lave as mãos com água tépida ou fria e utilize preferencialmente um sabonete com ação hidratante.
– Hidrate as mãos várias vezes ao dia, com um creme específico, esta é a forma mais eficaz de prevenir fissuras ao reforçar a barreira natural da pele. Pode desinfetar logo de seguida, dado que a barreira já foi reforçada.
Se os sintomas persistirem apesar de todos estes cuidados, é importante procurar um dermatologista.
Deixe um comentário