
Ser mãe é um processo irreversível, independentemente das cambalhotas ou contradições que a vida nos proporcione, seremos mães até ao fim. E continuamos a ser mães com direitos e deveres reforçados na presença da geração vindoura.
E é como mulher, mãe e Fisioterapeuta na área da saúde da mulher que partilho o meu manifesto à maternidade.
É assumido, o quanto o parto e a maternidade são experiências físicas e emocionais profundas que provocam uma enorme alteração na vida do casal, em particular na mulher. Os dias e as semanas a seguir ao parto e todo o período pós-natal constitui uma fase critica na vida da mulher onde as maiores alterações fisiológicas ocorrem e são determinantes na sua saúde.

De facto, no meu 1º pós- parto, e já como Fisioterapeuta na área da saúde da mulher, com acesso a uma formação e informação onde podia antecipar e orientar a nova fase da minha vida que percebi o quanto a maternidade é fisicamente exigente e emocionalmente intensa ao ponto de concluir que a “Mãe Natureza” aqui não foi simpática com as mulheres pois quando elas mais precisam de estar física/ emocional bem nada disto corresponde à realidade.
A diminuição da performance física por perda de tecido muscular e alteração hormonal, aliada à fadiga que se vai acumulando e toda a ansiedade gerada pelo desconhecido criam todas as condições para o desenvolvimento da disfunção e consequente instalação de patologias tais como prolapsos genitais (descida dos órgãos pélvicos),aderências da cicatriz, diástase dos rectos abdominais, dor lombar e pélvica, incontinência e disfunção sexual.
A Fisioterapia na saúde da mulher tem um papel crucial na recuperação no pós-parto, devolvendo a forma física através da recuperação da função em particular na região abdominal e pélvica.
No entanto, a minha experiência como Fisioterapeuta na recuperação no pós-parto, ao longo de mais de 20 anos de pratica clinica público-privada, constata que ainda temos um longo caminho a percorrer pois é uma fase da vida da mulher amplamente negligenciada na prestação de cuidados de saúde remetendo a nossa atuação muitas vezes para cuidados de saúde secundários quando o objectivo era não chegar ao aparecimento da patologia.
Nesse sentido, e com o consentimento dos Hospitais da Universidade de Oxford, partilho um projeto do qual fiz parte integrante na tradução e adaptação do original “Your recovery after childbirth ” com vista à promoção da saúde da mulher no pós-parto. Um Guia de conselhos e exercícios, elaborado por fisioterapeutas especialistas na saúde da mulher.

Thanks for all your efforts that you have placed in this very worthwhile content. Elisha Fred Mont