Cancro da Mama
A fisioterapia desempenha um papel imprescindível na abordagens das sequelas das utentes intervencionadas. De acordo com as necessidades da mulher, elaboramos um programa individual que visa otimizar o resultado cirúrgico devolvendo de forma rápida e segura a sua performance. Independentemente do tipo de cirurgia da mama a fisioterapia precoce tem como principais objetivos: - Restabelecer a função do membro superior - Prevenir complicações respiratórias - Diminuir a dor - Prevenir o linfedema - Tratar cicatrizes e aderências A recuperação precoce pós mastectomia proporciona ganhos em saúde permitindo efetuar o tratamento médico (quimioterapia/radioterapia/farmacológico) com sucesso promovendo o rápido retorno à vida ativa.
Abdominal
O sucesso da cirurgia abdominal não depende apenas da abordagem médica. Dentro dos cuidados pós-operatório, a fisioterapia tem particular relevo dado a sua atuação incidir nos seguintes planos: - Acelerar o processo de cicatrização - Reduzir o edema - Prevenir as aderências no tecido cicatricial - Reeducar a musculatura abdominal/pavimento pélvico
Ginecológica
Os procedimentos cirúrgicos variam de acordo com o objetivo da intervenção ginecológica sendo os mais comuns: - Correção de Prolapsos - Incontinência - Oncológicos (histerectomia)
A rápida recuperação no pós-operatório e a otimização do resultado da cirurgia dependem da intervenção precoce do fisioterapeuta que visa ensinar e promover os exercícios adequados e dirigidos às necessidades da mulher, assim como as atividades a evitar e as estratégias a fomentar para o rápido retorno à vida diária.
- Ensino de exercícios para estimular o sistema circulatório - Ensino da tosse e levante da cama - Estimular hábitos de higiene - Ensino dos exercícios Pavimento Pélvico - Planear um programa de exercícios progressivos inicialmente de baixa intensidade e protetor do pavimento pélvico